quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

BRASIL ALFABETIZADO


O Programa Brasil Alfabetizado (PBA), é realizado desde 2003 pelo MEC, com a finalidade de alfabetizar de jovens, adultos e idosos. Esta é uma porta de acesso à cidadania e visa despertar o interesse do alfabetizandos pela elevação de sua escolaridade.

O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios, inclusive nossa capital João Pessoa. Os municípios ganham apoio técnico para implementar as ações do programa, garantindo, desta forma, a continuação dos estudos aos alfabetizandos.

Com o objetivo de combater o analfabetismo, através da contrapartida solidária, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sediou no Campus V, a formação dos alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado – desenvolvido por meio de uma parceria entre o Governo Federal, Estadual e a UEPB.

A partir da criação do componente curricular “Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Letramento”, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus da Paraíba possibilitou o Professor  do Colégio da Polícia Militar Gawaine Medeiros Cavalcanti do curso de Licenciatura em Letras da UEPB, a envolver-se nesta expectativa solidária, com a educação de jovens e adultos da Congregação da Assembleia de Deus no Jardim Itabaiana.

Durante o curso, os alfabetizandos estão em contato com fundamentos da educação de jovens e adultos, avaliação e construção da língua oral e escrita, função social da leitura e escrita da matemática, entre outros. "São seis meses, onde os alfabetizandos poderão voltar as suas raízes e encontrar o que se havia perdido" disse o Dirigente da Congregação Lindeberg Cardoso de Araújo


Fonte de pesquisa:
Sobre Brasil Alfabetizado




Nenhum comentário:

Postar um comentário